Novas espécies de ascídias Didemnidae são encontradas na costa central do Brasil

Leptoclinides é um gênero da família Didemnidae com 77 espécies válidas das quais apenas 5 eram conhecidas para o Atlântico. O artigo recém publicado descreve mais 2 novas espécies: L. coronatus, encontrada em Guarapari, no Espírito Santo, e L. lotufoi, encontrada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

A espécie L. coronatus apresenta lobos formando uma coroa ao redor das aberturas cloacais na superfície da colônia (figura) e coloração laranja e cinza que distinguem esta espécie bastante das demais. Já L. lotufoi recebeu este nome em homenagem ao Dr. Tito Lotufo, especialista que já realizou muitos trabalhos com ascídias e também já descreveu várias novas espécies para a costa brasileira.

Além das novas espécies, encontramos L. latus desde a Bahia até Santa Catarina, e L. torosus na Bahia e no Espírito Santo. Estas espécies foram originalmente descritas para uma pequena ilha no Caribe, Guadeloupe, pela Dra Françoise Monniot, a mais importante especialista em Didemnidae ainda em atividade. Como existe uma carência grande de estudos de ascídias ao norte da Bahia, não sabemos se a distribuição destas espécies é contínua até o Caribe ou não, mas é curioso o fato de que nunca foram encontradas em outro local além de Guadeloupe e do Brasil.

Artigo: Oliveira et al 2019 Leptoclinides (Ascidiacea, Didemnidae) from Brazil: new records and two new species. European Journal of Taxonomy 572: 1–16. https://doi.org/10.5852/ejt.2019.572

Leave a comment